sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os mass media e a comunicação na nossa vida

Nos dias de hoje os media chegam até nós de diversas maneiras. Em casa, na rua ou no emprego os media e os novos meios de comunicação estão sempre à nossa volta.
Acordamos ao som de um rádio despertador ou de um telemóvel, tomamos o pequeno-almoço a ver televisão, notícias, publicidade… Saímos de casa no nosso carro onde, ligamos o GPS para fugirmos ao trânsito e voltamos a estar em contacto com a rádio onde ouvimos assuntos da actualidade, música e programas matinais, se paramos num semáforo somos confrontados com jornais gratuitos, e revistas de diversos temas, chegamos ao local de trabalho, já com o nosso jornal gratuito, e vamos trabalhar... email´s, internet, telefone, fax, sms, mms e messenger,… o som de um rádio acompanha-nos até à hora do almoço, … durante esse período de tempo ouvimos musica, notícias, programas culturais, de desporto e muita publicidade. Entretanto na nossa pausa matinal lemos o nosso jornal gratuito ou revista. Chegada a hora do almoço e após uma refeição a ver televisão, notícias, passamos num quiosque e compramos uma revista de um tema do nosso interesse, podemos encontrar revistas de todo o tipo, ciências, arte, informática, desporto, automóvel, culinária ou arquitectura, entre outras, lemos um pouco antes de ir trabalhar de novo… mais email´s, internet, telefone, fax, sms, mms e messenger,… sempre ao som de um rádio que nos acompanha até à hora do sair. Após a saída… mais carro… mais rádio e se chegamos a um semáforo que não tenha um senhor simpático a oferecer um jornal temos um ecrã gigante com publicidade e notícias. Chegados a casa é ler a revista ou jornal, jantar a ver televisão de novo e mais, email´s, internet, telefone, sms, mms, Messenger, hi5 e actualizar o blog…
No meio de toda esta confusão, temos de ter a capacidade de ser breves nas comunicações, filtrar e seleccionar a informação que nos é útil, de forma rápida para que possamos ter tempo para as nossas tarefas e para viver.

Texto escrito por Jorge Pinto

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